Portocargo - Yantian, Covid

Intensificam-se os constrangimentos com embarques na República Popular da China

 

O diagnóstico de novos casos de Covid-19 a bordo de uma embarcação atracada no Porto de Yantian, na província de Shenzhen, está a provocar atrasos muito significativos nas operações deste que é um dos maiores e mais relevantes canais de exportação da República Popular da China.

Procurando evitar a proliferação de um surto local, as autoridades de saúde estão a realizar testagens em massa a todos os cidadãos e trabalhadores na área de Yantian, incluindo os transportadores e operadores logísticos. Esta situação tem como consequência imediata o contínuo aumento das filas para acesso ao terminal de contentores, provocando inevitáveis constrangimentos a todas as etapas dos processos de exportação ou importação de mercadoria.

Face a esta realidade, responsável pelo congestionamento e sobrelotação de toda a área de armazenamento, a Administração do Terminal Internacional de Contentores de Yantian decretou que, entre as 22h00 locais de 25 de maio e as 23h59 de 27 de maio, não serão aceites quaisquer contentores para carregamento de navios destinados a exportação. Durante este período, será apenas possível a recolha de contentores vazios e de mercadorias importadas. Após este prazo, é expectável que o normal funcionamento do terminal seja retomado.

Esta situação provocará, inevitavelmente, atrasos consideráveis em todas as operações, prevendo-se o agravamento das dificuldades de importação a partir da República Popular da China, sentidas há vários meses.

A Portocargo está, em conjunto com os parceiros locais, a monitorizar a evolução da situação, procurando salvaguardar o interesse de todos os clientes e minimizar os impactos deste cenário. Ao longo dos próximos dias, manteremos os nossos clientes e demais stakeholders atualizados acerca dos desenvolvimentos desta conjuntura.

Embarcação encalhada no Canal do Suez

Newsletter Portocargo #3.4





BLOQUEIO NO CANAL DO SUEZ INCENTIVA A REPENSAR A CADEIA LOGÍSTICA GLOBAL

O recente bloqueio no Canal do Suez colocou em evidência as fragilidades da cadeia logística internacional e a dependência de um conjunto de corredores-chave para o funcionamento da economia mundial.
Este cenário acarreta duas constantações da máxima relevância. A primeira prende-se com a crescente complexidade destas operações, e a necessidade de as mesmas serem geridas por equipas especializadas e dedicadas. A segunda incide sobre a necessidade de as organizações repensarem a respetiva supply chain, quer no que concerne à seleção de fornecedores e parceiros, quer no que à gestão de stocks diz respeito.

Em entrevista à Revista Human, Sara Sousa, Airfreight & HR Manager da Portocargo, abordou os desafios acrescidos na gestão dos recursos humanos durante a pandemia. Sara Sousa destaca o facto de a empresa “ter mantido todos os colaboradores, e de nunca ter recorrido ao ‘lay-off’. Isto confere, evidentemente, segurança aos colaboradores – e estes têm respondido com um espírito de equipa absolutamente irrepreensível”. [Ler mais]
Volvido três meses da oficialização da saída do Reino Unido da União Europeia, o Jornal de Negócios procurou perceber o novo paradigma das relações comerciais e logísticas  com este mercado. Em declarações ao meio, Mário de Sousa, CEO da Portocargo, destaca as dificuldades relativas aos certificados de origem dos produtos e a conformidade com as regras fitossanitárias como os principais desafios da nova realidade logística. [Ver mais]
A sua empresa tem relações com o mercado mexicano? Já conhece o potencial deste país?

O México é o segundo país mais populoso da América Latina, constituindo igualmente a segunda economia mais forte da região. Nos últimos anos, este mercado tem vindo a adquirir crescente relevância, através do desenvolvimento de setores altamente competitivos e inovadores, como o automóvel, metalomecânico, alimentar e mobiliário.

Entre 2015 e 2019, as exportações nacionais para este destino cresceram significativamente, a um ritmo médio anual de 13,2%. Caso pretenda realizar operações de importação e/ou de exportação para este mercado, a Portocargo é o parceiro ideal. [Contacte-nos]

Atualmente, grande parte das operações logísticas realizadas são multimodais. Este tipo de transporte distingue-se pela integração de diferentes meios (aéreo, marítimo e rodoviário) na cadeia logística, visando a respetiva otimização de tempo e de custos.

A Portocargo caracteriza-se pela personalização das operações que lhe são confiadas, sendo especialista na conceção e coordenação destas missões multimodais, arquitetando operações customizadas, que respondem eficazmente às necessidades específicas de cada cliente e mercadoria. [Contacte-nos].

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

LinkedIn
Facebook
Instagram
Website
We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

Barco no Canal do Suez

BLOQUEIO PROVOCA SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA NAVEGAÇÃO NO CANAL DO SUEZ

 

 



 

BLOQUEIO PROVOCA SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA NAVEGAÇÃO NO CANAL DO SUEZ

 

 

 

 

 

Estimado Cliente e Parceiro,

As condições climatéricas extremamente adversas, conjugadas com os ventos fortes que se fizeram sentir na passada madrugada de quarta-feira, levaram à perda de controlo por parte do comandante de um navio de grande porte no Canal de Suez, provocando o encalhamento do mesmo.

Esta situação está a originar um completo bloqueio no corredor Ásia-Europa. Neste momento, são já perto de duas centenas os navios afetados pela interrupção do tráfego no canal, número que deverá continuar a aumentar, face às dificuldades técnicas causadas pela dimensão deste cargueiro (cerca de 200 mil toneladas).

Esta é uma situação que não conhece precedentes, pelo que os especialistas e autoridades locais não conseguem estimar o prazo para a remoção do navio e retoma da circulação. Os atrasos na chegada das mercadorias ao destino serão significativos, equacionando-se, nas circunstâncias atuais, a utilização da rota pelo Cabo da Boa Esperança. Todas as organizações locais estão a trabalhar de forma conjunta com vista à resolução deste bloqueio neste corredor fundamental para a ligação entre o mercado asiático e o europeu, responsável pela passagem de mais de 10% do tráfego internacional de mercadorias.

A Portocargo está em permanente contacto com os agentes e empresas localizados nesta região, e manteremos todos os nossos clientes atualizados acerca do progresso deste assunto e das respetivas implicações.

Estamos plenamente ao dispor para qualquer esclarecimento adicional ou apoio relativamente à sua mercadoria. Para o efeito, poderá recorrer ao email info@portocargo.pt ou ao telefone +351 229 998 160.

 

 

 

 

LinkedIn

 

 

Facebook

 

 

Instagram

 

 

 

 

 

We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

 

 

 

 

 

BBL Groupe - Aquisição

Aquisição da Lusocargo e Portocargo pelo Grupo BBL

 

Porto, quinta-feira, 11 de Março 2021

No passado dia 5 de março de 2021, o Grupo BBL finalizou a primeira grande operação internacional com a aquisição dos Grupos Portugueses LUSOCARGO e PORTOCARGO. O conhecimento entre as duas organizações vinha de longa data através da cooperação estratégica no mercado Francês desde 2005, partilhando ambas as empresas dos mesmos princípios na gestão dos seus negócios com especial enfoque nos seus colaboradores e no contacto personalizados com os seus clientes. Num comunicado conjunto aos seus colaboradores, os fundadores da LUSOCARGO e PORTOCARGO afirmaram que “A escolha do Grupo BBL foi natural uma vez que permite assegurar uma continuidade dos valores que sempre estiveram no espírito das organizações desde a sua fundação”.

Cinco meses após uma primeira angariação de fundos de fundos significativa com a GENEO Capital Entrepreneur, a direção do Grupo BBL confirma o sua objetivo a construção de uma rede de empresas especialistas em soluções logísticas integradas de forma a permitir servir os clientes de forma ágil e eficaz. Um modelo chamado a atravessar fronteiras.

Kaci Kébaïli, Presidente do Grupo BBL, e Christophe Besset, Diretor Geral, expressam em conjunto o seu otimismo com esta nova aquisição. “Acreditamos muito no potencial que um País como Portugal tem para oferecer e em conjunto com o conhecimento dos profissionais do Grupo LUSOCARGO e da PORTOCARGO esperamos criar melhores soluções para os clientes e toda a cadeia logística. 2020 foi um ano difícil em toda o mundo, no entanto com resiliência que o Grupo BBL demonstrou, conseguimos validar que o nosso modelo de negócios em desenvolvimento é eficaz permitindo atingir um volume de negócios acima dos 205 M€. Dessa forma contamos com a mesma confiança por parte dos acionistas e investidores nos próximos anos, de forma a permitir mantermos o crescimento acelerado do grupo, e dessa forma permitir uma oferta cada vez mais alargada de soluções logísticas aos nossos clientes”

Os dados financeiros do Grupo LUSOCARGO e PORTOCARGO durante o ano de 2020 foram de aproximadamente € 100 M€ com um total de 300 colaboradores.

Por parte do Grupo LUSOCARGO e da Portocargo, dois dos seus fundadores optaram por se retirar por razões pessoais tendo permanecido os restantes 3 ligados a cada uma das empresas.

Mario de SOUSA na PORTOCARGO, empresa especializada em transporte marítimo e aéreo.

Viriato ALBUQUERQUE na LUSOCARGO SUL

Fernando VIELA e Pedro SANTOS (manager) na LUSOCARGO Porto.

Em conjunto todas estão conscientes que as oportunidades que a integração irá trazer, permitirá desenvolver uma colaboração frutuosa de forma a servir os interesses de todos os clientes.

Sobre o Grupo BBL :

O Grupo BBL foi criado em 1997 por Kaci Kebaili, o qual se desenvolveu durante os últimos 23 anos através da construção de um modelo de federação de especialistas que agrega quinze PME’s ligadas ao transporte internacional e logística, cujas equipas e marcas são internacionalmente reconhecidas pelo seu know-how nos negócios históricos do grupo: transporte internacional de mercadorias rodoviário, aéreo e marítimo, logística e despachos alfandegários. Esta estratégia de “Manufatura de Soluções Logísticas” traduz-se na coordenação de equipas especializadas e autónomas, empenhadas no seu dia a dia em servir e encontrar as melhores soluções para os seus clientes e toda a cadeia logística.
O crescimento do Grupo BBL tem sido constante, atingindo em 2019 um total de 650 colaboradores e um volume de negócios de 194 M€, que representa um aumento de 40% relativamente a 2018.
Em junho passado aproveitou com a aquisição da empresa T.M.S. na região de Paris, para melhorar a sua presença e conhecimento no domínio de transportes sensíveis como os de alta tecnologia, cosméticos, químicos e artigos de luxo.
Mais informações em : www.groupe-bbl.com

Contactos :
Jean-Marc WILLIATTE / Mail : jm.williatte@groupe-bbl.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bbl-transport/
Twitter: https://twitter.com/BBLGroupMarcom

Conselhos :
– Aconselhamento financeiro : Mazars Portugal (Filipa Matias, André Vidigal, Xavier Klein)
– Advogados Groupe BBL : TELLES Advogados (Carlos Lucena, Frederico Felix Alves)

Sobre LUSOCARGO e PORTOCARGO
A marca Lusocargo nasceu no Porto em 1984 e tem vindo a desenvolver-se nos últimos 36 anos de forma a tornar-se num dos líderes de mercado na organização do transporte internacional, logística e despachos aduaneiros.
A Portocargo iniciou a atividade em 1990, tendo-se especializado no transporte Marítimo e Aéreo, operando atualmente com 108 Países espalhados pelos 5 Continentes.
Da mesma forma como o Grupo BBL a Lusocargo tem sido capaz de reforçar a sua capacidade e oferta suportada por uma rede de parcerias espalhadas um pouco por todo o mundo.
Ao mesmo tempo que a marca Lusocargo crescia, foi desenvolvido um novo modelo de negócio através da Portocargo, modelo esse assente numa rede extraordinária de agentes focados no transporte aéreo e marítimo, e que ao longos dos anos foi capaz de apresentar soluções inovadoras e à medida aos seus clientes.
Mais informações em : https://www.lusocargo.pt/ e https://portocargo.pt/ e www.lusocargo-sul.pt/

Contactos :
Mario de SOUSA                mariosousa@portocargo.pt
Viriato ALBUQUERQUE  viriato.albuquerque@lusocargo-sul.pt
Pedro SANTOS                   pedro.santos@lusocargo.pt

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/lusocargo-transit-rios-s.a./

https://www.linkedin.com/company/portocargo/

Conselhos :
– Aconselhamento financeiro : VIAM (Rui Escaleira)
– Advogados : PLMJ (Dr Avides Moreira e Dr João Regadas)

Contentores

Newsletter Portocargo #1.2

 



ESCASSEZ DE CONTENTORES PROVOCA CONSTRANGIMENTOS E ATRASOS LOGÍSTICOS

A escassez de contentores tem provocado sérias condicionantes à gestão logística internacional. A colossal diferença entre a oferta e a procura de contentores tem vindo a causar, nos últimos meses, um exponencial crescimento dos custos dos fretes marítimos, em adição à incapacidade de resposta a todas as solicitações do tecido empresarial.
Este cenário é responsável por constrangimentos produtivos de centenas de empresas, fruto da ausência de matérias-primas e de produtos essenciais para a sua atividade. A Portocargo está a trabalhar ativamente, conjuntamente com os parceiros internacionais, com vista a mitigar os impactos desta situação.

A escassez de contentores tem provocado autênticas entropias no comércio internacional de mercadorias, em particular no corredor Europa-Ásia. Convidado pelo Expresso a comentar o impacto deste cenário, Mário de Sousa, CEO da Portocargo, destacou o exponencial aumento do tempo de trânsito e dos custos. [Ler mais]
Em entrevista à TSF, Mário de Sousa, CEO da Portocargo, passou em revista o desafiante ano de 2020, e o impacto da pandemia nas operações logísticas internacionais, bem como na atividade da empresa. Para 2021, Mário de Sousa projeta um primeiro semestre similar a 2020, com uma progressiva retoma da normalidade no segundo. [Ver mais]

O Vietname tem vindo, de forma contínua, a reforçar a sua importância na economia mundial, afirmando-se como um dos principais centros de produção do continente asiático. As importações portuguesas deste mercado têm vindo, igualmente, a evoluir positivamente, substituindo alguns dos parceiros comerciais mais tradicionais. A Portocargo dispõe de grande experiência e parceiros locais nesta economia emergente. [Contacte-nos]

A etiquetagem é uma etapa decisiva da cadeia logística, assegurando a ausência de constrangimentos burocráticos e equívocos no processo de transporte e de distribuição. O outsourcing deste serviço a uma empresa especializada assegura, em adição à otimização temporal e financeira, uma superior qualidade em todo o processo, desde a impressão ao tracking da encomenda. [Contacte-nos].

 

Portos e Aeroportos chineses constrangidos

CONGESTIONAMENTO NOS PORTOS E AEROPORTOS CHINESES

Estimado Cliente e Parceiro,

A aproximação das celebrações do Ano Novo Chinês, e o consequente aumento exponencial do volume de encomendas registadas, estão a provocar enormes constrangimentos na gestão logística da República Popular da China, com intenso tráfego e condicionantes em diversos portos e aeroportos do país. No porto de Yantian, por exemplo, conforme é visível na imagem acima, as filas de camiões que aguardam autorização para a entrega dos contentores é superior a dois quilómetros.

Esta situação resultará, potencialmente, em atrasos nos embarques, protelando a entregas das mercadorias no destino final. A Portocargo está, em conjunto com os parceiros locais, a promover diligências de modo a mitigar o impacto desta situação, em particular no que concerne aos carregamentos urgentes.

Estamos plenamente ao dispor para qualquer esclarecimento adicional ou apoio relativamente à sua mercadoria. Para o efeito, poderá recorrer ao email info@portocargo.pt ou ao telefone +351 229 998 160.

Filas Superiores a 2 KM para aceder ao Porto de Yantian

Globo

Newsletter Portocargo #05

 





A RETOMA DA ECONOMIA GLOBAL

Após longos meses de indefinição, durante os quais as emergências se sobrepunham à normal atividade das organizações, o Mundo ajustou-se à nova normalidade. Uma realidade necessariamente diferente da anterior, face às diversas restrições que enfrenta, mas que se rege pelos mesmos valores: uma economia globalizada, cujas relações de interdependência se estendem aos quatro cantos do globo.
Neste cenário, o setor logístico e transitário, reforçado pela resposta ágil e preponderante que deu à emergência sanitária, assume uma relevância sem precedentes. A fluidez da supply chain será um dos elementos decisivos para o ritmo da recuperação económica mundial, assegurando o fornecimento de matérias-primas essenciais, mas também as trocas comerciais de produtos acabados.
A gestão desta cadeia por parte de profissionais especializados assume, no último trimestre de 2020, uma importância que não conhece precedentes na história recente.

A equipa de 41 colaboradores foi dividida de forma a alargar o tempo de laboração para assegurar resposta a todas as solicitações sem restrições de fuso horário, tarefa facilitada pela digitalização dos processos. A missão foi cumprida e, nestes primeiros sete meses do ano, o volume de negócios apresentou um crescimento de dois dígitos.” [Ler mais]
“Queremos continuar a ser uma empresa que se destaca pela diferenciação que oferece a cada solução criada(…). Crescer, aumentar o número de mercados onde atuamos e o número de operações realizadas e, simultaneamente, ser capaz de salvaguardar este mindset é um equilíbrio difícil e pelo qual nos regozijamos.” [Ler mais]

Em paralelo com o reforço da preponderância do setor logístico e transitário, a atual situação sanitária implementou, definitivamente, a indispensabilidade da tecnologia nas operações. Se a utilização de ferramentas de tracking tem vindo a ser utilizada por um crescente número de operadores, o recurso a tecnologias de inteligência artificial para apoiar o processo de decisão acerca da otimização das missões logísticas oferece ainda bastante potencial por explorar. Todas as crises constituem oportunidades, e este é, indubitavelmetne, o ângulo ideal para a indústria se reinventar, modernizar e preparar eficazmente para os desafios que o futuro providenciará. Num ano que provou que as certezas escasseiam e que as surpresas podem irromper e desafiar os setores mais robustos da economia, o investimento em tecnologia e inteligência artificial é um passo em frente na preparação para a incerteza. Leia mais neste artigo da Revista Forbes [Ler mais].

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

 

Newsletter Portocargo - Equipa

Newsletter Portocargo #04

 

 



Newsletter Portocargo #04


Desde o início da pandemia, a Portocargo tem assumido uma posição de destaque na satisfação das necessidades urgentes dos serviços nacionais de saúde de diversos países, dispersos pelos quatro continentes. No total, são já mais de 22 mil volumes e mais de 1000 toneladas de EPIs, entre máscaras, calçado de proteção, material médico e termómetros, para além de maquinaria industrial para a produção de máscaras, que a Portocargo já coordenou e transportou durante a atual situação sanitária.
Uma área de atuação que não resume, contudo, a atividade da Portocargo ao longo dos últimos meses. Mesmo perante os enormes condicionamentos à circulação internacional, e as barreiras em vários portos mundiais, a Portocargo tem logrado satisfazer as necessidades de importação e de exportação dos vários clientes, representantes de diversos setores e localizações geográficas. Resultados que refletem o know-how e o profissionalismo da equipa da Portocargo, bem como a fiabilidade e a resiliência da rede de parceiros internacionais.

A evolução da pandemia a nível global veio provocar uma grande procura de material de proteção e de ligações a partir da China. A experiência e parcerias históricas da Portocargo neste mercado, responsável por cerca de 70% da faturação da empresa no continente asiático, foram decisivas para algumas das principais operações logísticas realizadas neste período. [Ler mais]
‘Na Portocargo, valorizamos o profissionalismo e a estabilidade. Os principais parceiros da nossa empresa colaboram connosco há quase três décadas, e esta confiança tem sido decisiva para ultrapassar (…) os difíceis obstáculos que têm surgido’, declarou, a propósito deste desenvolvimento, Mário de Sousa.” [Ler mais]

Num artigo de opinião publicado na Revista Forbes, Richard Howells, especialista internacional na gestão da supply chain, reflete sobre a disrupção das cadeias logísticas face à pandemia da COVID-19. Para o autor, as operadoras logísticas precisam de ser ágeis, céleres e dinâmicas na resposta aos novos desafios, de modo a continuarem a assegurar as necessidades dos seus clientes. Entre as ações prementes que estas organizações devem adotar, Richard destaca a necessidade de as transportadores conhecerem e partilharem, de forma permanente e atualizada, a capacidade disponível. Esta é uma ferramenta essencial, de modo a promover a proficuidade das parcerias internacionais, a ligação, a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, entre os operadores, o estabelecimento de dinâmicas multimodais, bem como a capacidade de assegurar preços competitivos. [Ler mais].

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

 

Decreto-Lei

Decreto-Lei n.º 14-E/2020

O Estado português estabeleceu um regime excecional e temporário para a conceção, fabrico, importação, comercialização nacional e utilização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção individual.

O presente decreto-lei explica que os dispositivos médicos (DM) e os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários à prevenção do contágio do SARS -CoV -2, sem aposição de marcação CE, podem ser importados desde que sejam acompanhados de certificados ou outros documentos que comprovem a conformidade com as regras de saúde, de segurança e desempenho estabelecidas por outros Estados, equivalentes às exigidas pelos regulamentos comunitários, conforme lista elaborada pelo INFARMED — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.), relativamente aos DM, e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), relativamente aos EPI.

 

Comunicado DRAP -Elementos de cozinha

DRAP – DSCE2919 – Importação de materiais de contacto com os géneros alimentícios provenientes da China

Exmos. Senhores,

Após comunicação recebida da DRAP – Direção Regional de Agricultura e Pescas, relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se que, futuramente e para a correcta instrução do presente processo, é necessário remeter a estes Serviços, via comunicação electrónica, os seguintes documentos:

Materiais de plástico

  • Declaração de Conformidade, de acordo com o disposto conforme previsto  no anexo IV do Regulamento (UE) 10/2011, da Comissão de 14 de Fevereiro, na versão actualizada, relativo aos objectos e artigos de plástico destinados a entrar em contacto com os géneros alimentícios e que deverá ser emitida nos exactos moldes constantes no diploma supra mencionado, respeitando-se, nomeadamente, a numeração atribuída aos vários itens constantes da mesma.
  • Ficha técnica, dos produtos a importar nesta remessa – que deve estar devidamente referenciada na Declaração de Conformidade e ser anexada a este documento;
  • Ensaios Laboratoriais, dos produtos a importar – que devem estar devidamente referenciados na Declaração de Conformidade e ser anexados a este documento;

Outros Materiais

  • Declaração de Conformidade, de cumprimento do Regulamento (UE) 1935/2004, do Parlamento europeu e do Conselho, de 27 de Outubro de 2004, relativo aos materiais e objectos a entrar em contacto com os alimentos.
  • Ficha técnica, dos produtos a importar nesta remessa – que deve estar devidamente mencionada na Declaração de Conformidade e ser anexada a este documento;
  • Ensaios Laboratoriais, dos produtos a importar – que devem estar devidamente mencionados na Declaração de Conformidade e ser anexados a este documento.

Anexamos abaixo os regulamentos que suportam esta comunicação.

REGULAMENTO_10_2011 – INGLES

REGULAMENTO_10_2011 – PORTUGUES

REGULAMENTO 1935_2004 – INGLES

REGULAMENTO 1935_2004 – PORTUGUES

 

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional, por favor não hesite em nos contactar.

Ao inteiro dispor, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

 

PORTOCARGO Transitários S.A.

Coronavirus

DAILY UPDATE ON CHINA RE THE NOVEL CORONAVIRUS CRISIS

Caro Cliente/ Parceiro de Negócios,

De forma a atualizar a informação sobre a situação na R.P. China no que concerne ao CORONAVIRUS, a seguir transcrevemos a comunicação recebida hoje dos n/ colegas da FECL em Hong Kong, China e Taiwan.

Quote

Please find some updates regarding the current situation in China in terms of reopening of companies, ports, factories and carriers. Any question about existing or new shipments or about any assistance needed by your colleagues or customers, please let us know and we shall support the best possible way.

Our offices: Further to previous sharing, we are now fully re-opened in Foshan, Fuzhou and Hong Kong. We are working in compliance with local governments regulations with a reduced number of colleagues on site in Dalian, Guangzhou, Nanjing, Qingdao, Shanghai, Shenzhen and Xiamen. Our offices Tianjin, Hangzhou and Chongqing are awaiting local government final approval to re-open, targeted on the 17th, and are working to our Emergency BCP plan, with limited colleagues on site supported by those with remote access to systems working from home. Except for Wuhan, we are fully operational and able to process shipments and documentation for shippers. To note that our Ningbo office is to resume work on Feb.17 while colleagues are working from home this week. Our NBO CFS will start operation on Feb.12 and the trucking is to resume from Feb. 17, while it is still expected reduced labor as many colleagues / personnel are either still in transit, or have physically returned but undergoing self-quarantine at home.

Shippers :The 10th February was the official return to work day for suppliers in most China provinces. Shippers are required to submit applications to local governments to resume work, and permission is granted only if they can demonstrate that they have strict hygiene and safety measures in place. Many offices and factories have successfully re-opened, although most are not fully operational due to the low level of employee attendance. Most local authorities in China have imposed a mandatory 14-day quarantine period for workers returning from another province, and this has affected staffing.

Our own back to work survey of our customers’ major suppliers still indicates that around 70% are returning to work this week, leaving a significant number that are not planning to re-open until the 17th February or later. There are also some exceptions to the 10th February start date; in Guangzhou, Foshan and Nanjing, export factories and suppliers of products that are not essential to Coronavirus epidemic control have been officially advised to consider extending the Chinese New Year holiday to February 17th. In Ningbo, Tianjin, Hangzhou and Chongqing the local government regulations have been stricter and some shippers here are struggling to get the permission to return to work granted. Whilst export production is resuming this week, labour shortages and the quarantine requirements will affect supplier production for at least another two weeks.

Shipping Lines: An increasing number of shipping lines are deferring their full return to work until the 17th February, allowing many staff to continue working from home this week.

Cargo Bookings have been very low, and as a result, sailings have been cancelled over the last week.

 Ports & Terminals: Except for Wuhan, ports and terminals in China continue to operate normally.

Trucking in China: Most of our trucking suppliers have resumed operations, however they are facing the same issues as shippers about staffing. Many drivers are observing a 14-day isolation period at home, resulting in around only 50% of the labour supply being available. Our transporters must also follow the local government rules in obtaining permission to resume operations, and this is taking longer than anticipated in some origins. The control in the Ningbo area is very strict, with only a limited number of trucking companies up and running.

Our China teams will work closely with shippers and will provide the best possible solutions for any shipper needing help with local transportation.

Please also kindly refer to below piece of news about China’s Government’s wish to urge resuming of production for the Country: https://www.chinadaily.com.cn/a/202002/12/WS5e42f285a310128217276c84.html

Lack of cargo sees carriers forced into last-minute voyage cancellations

Despite ocean carriers discounting container spot rates from Asia this week, there was still insufficient cargo to sustain the already reduced alliance service networks.

Maersk and MSC were obliged to cancel this week’s 2M AE7 / Swan loop from China to North Europe at the last minute after they were unable to secure enough cargo. The 19,472 teus MSC Rifaiya commenced its loading programme in Ningbo, China on Monday, but rather than despatch the ship to Europe less than half-full The Loadstar understands it was decided to anchor the vessel. The 2M partners said today they would also blank the sailing of the AE15 loop next week, with the 13,050 teus MSC Ariane scheduled to start loading in Shanghai on Monday. This follows the announcement in the week by the 2M of a further void sailings to the Mediterranean and on the transpacific, together with a number of other westbound cancellations by the Ocean and THE alliances.

Source : The Load Star

And finally, some updates from a partner in Taiwan if relevant for your customers:

Taiwan situation:

18 confirmed cases, some have in the meantime been cleared and released from hospital, those passengers aboard the cruise ship diamond princess who visited Taiwan a few weeks ago did not infect anybody in Taiwan, all people that came in contact with those tourists had to undergo a health check and tested negative.

Starting from yesterday, non Taiwan residents/citizens transiting via Hong Kong cannot enter Taiwan, citizens/residents are allowed to but have to undergo a health check and do home quarantine for 14days. This results in most flights between Hong Kong and Taiwan being suspended. Same goes for direct flights between Taiwan and China, those are with few exceptions all suspended till end of March. Besides all PRC, Hong Kong, Macau citizens & residents, Students from Hong Kong and Macau that are enrolled on Taiwan universities are banned to return to Taiwan (about 7500 out of 10’000 enrolled students). The Philippines yesterday announced a ban on all direct flights between China including Taiwan and the Philippines, part of a one China policy, later in the day then clarified it would not apply for Taiwan by one ministry and then another one confirming the ban, bit messy. Meanwhile the Italian Government still not allowing direct flights between Taiwan and Italy (China airlines to Roma, Eva Air to Milano) till the end of March. All other flights between Taiwan and Europe operate normal. The WHO does not recognize and ban Taiwan to participate in the regular meetings (pressured by China), have allowed Taiwan (after intervention by Japan, USA, Canada and the EU) to share information relevant to the corona virus in a video conference.

Some factories in Taiwan lack parts from China, slowing down production and shipping at those factories. Examples, a company that produce light sets for cars had to delay shipments as one small cable inside the light set  is sourced from China and alternative sourcing will take time. A Taiwan bicycle frame manufacturer, do cut tubes in China, bring them to Taiwan where they produce the frames. Even if tubing for the frames are already in Taiwan, raw frames cannot be painted/completed as the decal (brand of the bicycle displayed on the frame) is made in China and is out of stock.

Air-freight:

Present: In strong demand, so far we are able to uplift all shipments promptly, though some long haul flights from transit hubs to Europe (Dubai, Doha, Muscat, Abu Dhabi) have been cancelled, affecting cargo belly capacity on those routes both West- and East bound.

Outlook: Depending on the re-start of production in China and lack of passenger flights to/from China we expect space to become extremely critical on all Airlines serving the Asia-Europe routs from week 8 – 9 for a extended period. Special premiums may be charged by Airlines to uplift shipments. Very difficult to predict the extend and duration of such a scenario. The lack of flights between Taiwan and China will further delay production on both sides due to lack of parts/raw material as outlined above.

Sea-freight:

Present: As reported by popular online news portals, the three main consortiums of shipping lines have re-scheduled many sailings to both North European and Mediterranean ports. This is still ongoing and the may vessel cancellations do cause delays of shipments also ex. Taiwan. Both The Alliance and the Ocean alliance consortiums are in process of cancelling voyages and at the same time adding Taiwan port calls to other loops. Some do open space from Taiwan, knowing that there is no cargo from China, some do not seem to have realized this and manage the situation rather poorly.

Outlook: So far about 50% of direct sailings between Taiwan and both NEUR and MED operated by the The Alliance and the Ocean Alliance have been announced to be cancelled till the end of March.

Unquote.

 

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional, por favor não hesite em nos contactar.

Ao inteiro dispor, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

PORTOCARGO Transitários S.A.

Coronavirus na China

CORONAVIRUS CRISIS UPDATE

Caro Cliente/ Parceiro de Negócios,

Tendo como objectivo dar-vos uma ideia da forma como a crise que actualmente se vive resultante do designado “CORONAVIRUS”, é vista  no “centro onde tudo terá começado” e que está já a causar “grandes estragos” na Economia a nível Mundial, em anexo remetemos relatório emitido pelos n/ Parceiros em Hong Kong e R. P. China.

Como poderão verificar, através do Quadro abaixo, das 688 Empresas Fabricantes Exportadores contactadas pelos n/ Colegas da FECL – Far East Cargo Line  na R. P. China, cerca de 70% dizem acreditar que o retorno ao trabalho acontecerá até ao próximo dia 15 do corrente, que 13% diz pensar apenas reabrir depois da data atrás mencionada e que 17% nem sequer têm qualquer plano para quando o regresso ao trabalho.

Aproveitamos ainda para informar que, para além das persistentes dúvidas quanto a datas em que as Empresas e Organismos Públicos, entre os quais salientamos os transportes Internos, os Aeroportos, os Portos e Autoridades Aduaneiras, muitos são já os Voos e Navios cancelados,  calculando-se que o volume de contentores manuseados no primeiro trimestre de 2020, comparativamente ao período homologo de 2019, sofrerá uma redução calculada em cerca de 6 Milhões de “TEUS – Twenty Equipament Units”.

Face ao exposto e tendo em consideração esta “disrupção” no fabrico e transporte de pessoas e bens ainda não atingiu o ponto mais crítico, apenas se começando agora a fazer sentir e cujo agravamento nos parece de todo inevitável.

Senão vejamos:

– A viagem de vinda e volta de um Navio entre a R. P. China e a Europa, tem a duração média 70-80 dias (dependendo do número de portos escalados), com anulações várias, já anunciadas até ao próximo 28 de Março, terá repercussões imediatas e que se farão sentir até ao final de Abril (tendo em conta os tráfegos de importação e exportação).

– Os voos de passageiros e Cargueiros, também muitos deles já cancelados, tendo levado já a que a Administração da Chatay Pacific esteja a solicitar  aos seus colaboradores a aceitação de férias faseadas e sem vencimentos, quando reiniciarem os voos certamente que estarão constantemente em “overbooking”, sendo de esperar um elevado aumento nos preços e, consequentemente,  apenas aceitando as cargas, em função de quem  tenha disponibilidade ou condições para mais pagar.

Como se compreende, sendo a n/ Actividade uma das mais afectadas, tudo tentaremos fazer para minorar os efeitos nefastos que estejam ao n/ alcance, procurando manter o elevado sentido de responsabilidade que sempre colocamos ao serviço dos n/ prezados Clientes e Parceiros, esperando de V/ parte um sentido colaborativo e de compreensão para algo que possa ocorrer e que não seja consentâneo com a qualidade a que Vos habituamos.

Para tal, colocamo-nos ao inteiro dispor para, em conjunto irmos encontrando soluções em função de cada um dos problemas que certamente irão surgindo.

 

Melhores Cumprimentos | Best Regards | Cordialement | Saludos Cordiales | Saluti Cordiali | Met vriendelijke groeten

Mário de Sousa | Administrador

Rua Joaquim Dias Salgueiro 167 – 4470-777 – Vila Nova da Telha – Maia – Portugal

Phn: +351 22 999 81 60 | Fax: +351 22 999 81 79 | Mob: +351 91 751 20 95

assinatura empresa feliz 2019_5

 

Quote:

Dear All FECL Members,

In view of our global concerns about subject matter, we are going to give a daily update which begins with the following:

  1. Cargo Services Hong Kong office has resumed working normally from this Monday.  Hong Kong offices have enforced sanitizing measurements to maintain virus-free working environments at offices and warehouses.  Same to be carried out by all China branches.
  2. Thankfully, no Cargo Services colleague in both China and Hong Kong is infected as at present moment.
  3. Day-to-day shipping operations is not affected as at present moment.
  4. China and Hong Kong are in shortage of facial masks that we welcome and appreciate any source that you can provide to us (please kindly approach your Corporate Marketing Manager or me).
  5. Re China, the official closure of Chinese New Year holiday is Feb-9 (except Wuhan to be extended to Feb-14).  Meanwhile some provincial governments are taking different levels of local measurements since last two weeks to try to contain the virus from spreading. Attachment contains our summary of the local news (translated into English) re subject matter for your reference.
  6. Trucking services in major China cities can be interrupted since the drivers who return workplace from other provinces from CNY holiday will be subject to 14-day isolation at home before resuming work.  Thus, we expect trucking service to resume in full operation in March.
  7. Yesterday our Company has started the exercise of calling suppliers/factories locally for their advice on when production will be restarted, here is the table of summary for your kind reference:

Guangzhou
Shenzhen
Fuzhou
Xiamen
Chongqing
Ningbo
Hangzhou
Shanghai
Qingdao
Dalian
Total
1.Number of suppliers/factories contacted
9
154
23
22
7
224
38
156
45
10
688
100%
2.Number of suppliers/factories to re-open on or before Feb-15
5
134
23
16
6
136
14
103
40
4
481
70%
3.Number of suppliers/factories to re-open after Feb-15
2
12
0
6
0
53
2
7
2
6
90
13%
4.Number of supplier/factories with no plans for re-opening
2
8
0
0
1
35
22
46
3
0
117
17%

 

It indicates that 70% of production in these major cities will be re-started within next week.  The remaining 30% is certainly a rather significant portion but almost half of it has scheduled to re-open in the following week that means the impact is further reduced.

8. Clinical trials of the cure are already in progress at Wuhan: https://www.genengnews.com/news/coronavirus-gileads-remdesivir-begins-trials-as-researchers-publish-positive-in-vitro-results/

Thank you for your attention.  Wishing all a pleasant weekend ahead and take care!

Unquote

 

Clique aqui para consultar o “CORONAVIRUS CRISIS UPDATE”

Portocargo - Internet

Faturação Eletrónica e Track and Trace

Estimado Cliente,

A constante procura em melhorar o grau de eficiência e acompanhamento do progresso e inovação , fazem parte do ADN da Portocargo.

Prosseguindo na inovação tecnológica, adaptando-nos às exigências atuais, informamos que estamos já preparados para emitir “Faturação Eletrónica Certificada”.

Como se sabe, a “Faturação Eletrónica Certificada”  garante que o documento posto à disposição de quem o consulta e utiliza, não sofreu alterações e se encontra de acordo com a normalização técnico-legal, exarada pela Autoridade Tributária.

Assim , para além de garantir que os documentos emitidos são autênticos e estão conforme os originais por nós mantidos, certificamo-nos que tais documentos chegam ao destino correto, em tempo oportuno, reduzindo o volume de papel utilizado, facilitando assim as tarefas aos n/ Clientes , recetores das n/ faturas.

Face ao exposto e tendo como objetivo ir de encontro às necessidades e requisitos requeridos pelos n/ Clientes, caso não concorde em receber as n/ faturas por meio eletrónico, muito agradecemos nos informe dessa recusa, no prazo de 10 dias, findo o qual admitimos o seu acordo e procederemos à alteração agora proposta. Para efeito os nossos serviços comerciais estão a contactar todos os Clientes, com objetivo de nos ser indicado o endereço eletrónico para o qual as faturas deverão ser enviadas.

Para além desta inovação disponibilizamos-lhe ainda no nosso website https://portocargo.pt/, uma ferramenta que lhe permite rastrear a sua carga , myPortocargo, para aceder ao mesmo deverá solicitar a sua password acesso junto dos nossos serviços comerciais.

Aproveitamos a oportunidade para o cumprimentar, agradecer a preferência com que nos tem honrado e distinguido ao longo de quase 30 anos que já levamos de atividade e colocamo-nos ao inteiro dispor para qualquer informação ou esclarecimento que julgue necessário.

Sem outro assunto de momento , subscrevemo-nos com a mais elevada estima e consideração.

 

Com os melhores cumprimentos.

PORTOCARGO Transitários S.A.

 

Quer receber as notícias mais recentes da indústria mundial de transporte de mercadorias? Siga PORTOCARGO no Linkedin! Transporte Internacional de Carga, Importação e Exportação de Mercadorias, Acordo de Comércio Internacional, exportação de produtos locais, importação de produtos locais