Portocargo investe em novo Centro Logístico e Entreposto Aduaneiro em Benavente

A Portocargo, operadora transitária e logística com mais de três décadas de experiência, acaba de inaugurar um novo centro logístico e entreposto aduaneiro em Benavente, com uma área total de 5500m². Este investimento estratégico permite à empresa expandir significativamente a capacidade operacional e oferecer aos clientes uma gama ainda mais abrangente de serviços logísticos.

O espaço tem uma localização estratégica, na proximidade e com fácil acesso aos Portos de Sines, de Setúbal e de Lisboa e ao Aeroporto da Portela, bem como às importantes zonas comerciais e industriais da área Metropolitana de Lisboa. A curto prazo, a reduzidíssima distância ao futuro aeroporto irá reforçar ainda mais a centralidade da sua posição geográfica.

O centro logístico dispõe de 15 cais, destinados a descargas e cargas gerais, com uma porta adicional concebida para o manuseamento de cargas pesadas, densas e volumosas. Esta infraestrutura moderna e eficiente soma-se ao centro logístico de que a Portocargo já dispunha na Maia, permitindo aumentar a sua capacidade de armazenagem e de movimentação de mercadorias.

A empresa investiu igualmente no desenvolvimento da sua infraestrutura tecnológica. Para a gestão das mercadorias em armazém, modernizou o WMS (Warehouse Managment System), integrando-o com o TMS (Transport Managment System) que, em conjunto com as restantes ferramentas, permite não só a visibilidade constante, como a rastreabilidade das mercadorias, integrando as várias etapas da cadeia logística desde o expedidor até ao destinatário ou consumidor final.

Esta é mais uma etapa crucial no já longo percurso da Portocargo. Com este ‘upgrade’, estamos capacitados para oferecer soluções integradas ‘door to door’ a qualquer empresa que procure melhorar a sua eficiência, num mundo cada vez mais imprevisível e a exigir adaptações às imponderáveis e exigentes mudanças, sejam elas por razões geopolíticas ou de sustentabilidade, explica Mário de Sousa.

Terceirizando as operações de armazenagem, gestão de stocks, pick & pack e entrega, as PME aumentam significativamente a sua competitividade, reduzindo custos de investimento e transformando custos fixos em variáveis, sem perder o controlo das operações e sem dependência da sazonalidade ou volume de vendas”, conclui o CEO da Portocargo.

Esta é uma ação de grande relevância na estratégia de crescimento da Portocargo, que conta com escritórios no Porto e em Lisboa. Com um volume de negócios de 26 milhões de euros em 2023, a empresa conta atualmente com cerca de 40 colaboradores, estando a recrutar novos talentos com valências várias para suprir as necessidades resultantes do alargamento das atividades na gestão da cadeia logística local e internacional. Recentemente, foi distinguida pelo estudo Happiness Works como uma das 20 empresas mais felizes em Portugal, um reconhecimento das políticas de valorização e qualificação de talento da organização.

Portocargo Empresa Feliz 2023

Portocargo é Empresa Feliz 2023

É com a maior felicidade que lhe partilhamos esta notícia: a Portocargo foi novamente distinguida, em 2023, como Empresa Feliz. Criado em 2012, o estudo Happiness Woks tem como objetivo avaliar a felicidade organizacional, somando centenas de participações de empresas e milhares de profissionais.

Nesta avaliação, estão inseridos conceitos Engagement, Propósito e Conciliação Família/Trabalho, bem como a Employee Journey.

Este reconhecimento, que muito nos orgulha e motiva, certifica o espírito inerente à nossa Organização e comprova a chave por detrás dos resultados alcançados.

É no compromisso e sentimento de pertença dos nossos colaboradores que reside a nossa capacidade de diferenciação, empregando sempre a máxima dedicação e profissionalismo na resposta a cada desafio colocado pelos nossos clientes.

Newsletter Julho

Newsletter | Julho

*|MC:SUBJECT|*

UMA GESTÃO LOGÍSTICA ESPECIALIZADA COMO DIFERENCIAL DE NEGÓCIO

Nos últimos anos, as empresas viram surgir um conjunto de desafios que colocaram em evidência a preponderância da logística para o funcionamento da economia e a continuidade das suas operações.

Este reconhecimento, particularmente evidente perante os constrangimentos pandémicos, traduziu-se numa crescente opção pelo outsourcing da gestão logística a empresas especializadas, perante a incapacidade de superar as múltiplas dificuldades que foram surgindo.
A aptidão para ultrapassar de forma ágil e célere muitas destas barreiras é, com efeito, umas das grandes vantagens de confiar a gestão da supply chain a organizações do setor, mas não é a única.

No contexto atual, a previsibilidade e cumprimentos dos timings de entrega e de levantamento de produtos é um dos principais fatores de satisfação entre parceiros de negócio. Uma empresa transitária, beneficiando dos efeitos de escala e da ampla rede de atuação, tem uma capacidade incomparável para gerir as mercadorias a entregar, assegurando a solução mais adequada para o cumprimento do planeamento estabelecido na transação comercial.

Outra das grandes vantagens prende-se com a redução de custos fixos. A parceria com uma empresa transitária permite uma gestão muito mais flexível do stock e das operações de transporte, diluindo de forma significativa a despesa com pessoal, infraestruturas e armazenamento.

Fundamentais para o sucesso de um negócio, todas estas vantagens são consubstanciadas numa final, que resume a importância do outsourcing logístico para uma Organização. Ao confiar estas operações a um parceiro especializado, as equipas internas podem concentrar-se verdadeiramente no seu core de atividade, focando-se nas operações comerciais, nos processos de venda e de acompanhamento do cliente, contribuindo para uma oferta integrada que some cada vez mais valor aos respetivos stakeholders.

A Portocargo continua em destaque na comunicação social. Consulte aqui três das participações recentes na imprensa, focadas na atividade da empresa, bem como na gestão de talento.
Tribuna de Macau
"Macau é a nossa montra avançada na China"
PME Magazine
"Todas as missões que abraçamos são emblemáticas"

Líder Magazine
"A motivação de conduzir o talento entre a imprevisibilidade e a busca da felicidade"
A Bélgica é uma das economias mais desenvolvidas e abertas da Europa, tendo uma posição privilegiada no mercado global.

O país é um importante parceiro comercial de Portugal, com as exportações portuguesas para a Bélgica a aumentarem significativamente nos últimos anos, principalmente em produtos como químicos, plásticos e borracha, máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte, ou ainda os metais comuns
.
Cada vez mais na ordem do dia, fruto do dinamismo económico e da aposta em novos setores de atividade, a Arábia Saudita mantém importantes relações comerciais com Portugal.

Com uma balança comercial desfavorável ao nosso país, este mercado tem vindo a abrir as portas a novos produtos e empresas. Desta forma, surgem oportunidades para as marcas nacionais levarem os seus produtos para este mercado com elevado poder de compra.
Contacte a Portocargo para projetar novas rotas no seu negócio. [Contacte-nos]
A Portocargo é especializada em serviços de transporte Ro-Ro, oferecendo soluções eficientes e seguras para o transporte de cargas rodoviárias e veículos pesados.

Com uma vasta experiência nesta tipologia de operação, garantimos uma logística integrada e pontual que vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes.


Saiba mais AQUI.
2ª Meia Maratona Douro Verde
Foi com recorde de participantes e em perfeita comunhão com a Natureza que decorreu a 2ª edição da Meia Maratona Douro Verde.

A prova, que contou com o apoio da Portocargo Runners, em conjunto com o Clube Náutico Ribadouro e a Eventsport, teve lugar nas margem do Rio Douro, procurando incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis.
EHUNMILAK 2023 - 170 km de pura resiliência
A nossa colaboradora Tânia Bateira enfrentou os desafios da corrida EHUNMILAK, no País Basco, considerada uma das mais exigentes e duras provas do mundo.

Um exemplo inspirador de coragem e determinação para todos nós, que a Portocargo se orgulha de apoiar! 
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Portocargo é uma empresa especializada na arquitetura de soluções logísticas globais.

Impulsionada pelo lema “Think Local, Act Global”, a Portocargo dispõe de uma equipa altamente experiente e especializada, que lhe permite superar, a partir de Portugal e em diferentes fusos horários, os múltiplos desafios propiciados pela logística internacional.

Apoiada numa extensa rede de parceiros mundiais, desenvolve e coordena operações logísticas que asseguram o transporte de quaisquer tipos de mercadorias, atendendo ao tipo, dimensão e especificidades das mesmas, ligando mais de 100 mercados. 
 
Integrada no Grupo BBL, a Portocargo é reconhecida, a nível nacional e internacional, pela aposta num serviço customizado, que se traduz num acompanhamento personalizado de cada cliente e operação logística.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

LinkedIn
Facebook
Instagram
Website

We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

Movimentação de Cargas e Camiões no Porto de Leixões

Terminal de Contentores de Leixões: Suspensão de Operações Rodoviárias de entrega e recolha de contentores no TCL

No seguimento das recentes comunicações acerca dos constrangimentos no Terminal de Contentores de Leixões (TCL), a Portocargo tem sido notificada, por diversos operadores de transporte rodoviário de contentores, da intenção de suspensão das operações de entrega e recolha de contentores no TCL nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

Estas empresas reivindicam medidas urgentes da APDL para a normalização da atividade no Terminal de Contentores de Leixões, sendo que a paralisação ficará circunscrita a esta unidade.

Nesta data, não temos conhecimento do nível de adesão que merecerá esta suspensão, mas a expetativa é de que possa afetar de forma significativa a generalidade das operações realizadas no Terminal. Acresce a este cenário o encerramento, no dia 21 de fevereiro (Carnaval), da Alfândega e do Porto de Leixões.

A Portocargo continuará a monitorizar a situação ao longo dos próximos dias e em estreito contacto com os diversos operadores e agentes, comprometendo-se a manter todos os Clientes e Parceiros permanentemente atualizados.

Equipa Portocargo no Terminal Porto Leixões

Newsletter Fevereiro

*|MC:SUBJECT|*

PORTOCARGO ENTRE AS 1000 MAIORES EMPRESAS NACIONAIS
Pela primeira vez, integramos o ranking das empresas portuguesas de maior dimensão 

Este resultado reflete o crescimento sustentado que a Portocargo tem vindo a traçar ao longo das últimas décadas. A aposta em profissionais qualificados, na qualidade do serviço e num acompanhamento personalizado de cada cliente permitem-nos continuar a merecer a confiança de todos os stakeholders, e desta forma somar novos desafios, aumentar a equipa e alcançar metas mais ambiciosas.

Esta é uma conquista coletiva, que não seria possível sem a colaboração incessante dos nossos Parceiros e o comprometimento dos nossos Clientes. A todos, deixamos a certeza que continuaremos a distinguir-nos pela garantia de um serviço personalizado, ágil e orientado para os resultados.

A Portocargo continua em destaque na comunicação social. Consulte aqui três das participações recentes na imprensa, focadas no panorama da logística internacional e na oscilação dos custos dos fretes.
Supply Chain Magazine

"Pensou-se apenas no lucro fácil"
Expresso
"Índice do preço dos fretes cai"

ECO
"Preço do frete marítimo afunda desde o Verão, mas já não volta ao pré-pandemia"
A economia francesa é altamente desenvolvida e diversificada, sendo a 5ª maior economia mundial. Com cerca de 66 milhões de habitantes, França é considerado o segundo país mais populoso da União Europeia, destacando-se nos setores agrícola, aeronáutico, automóvel e dos artigos de luxo.

A Portocargo integra o Grupo francês BBL, posicionando-se, desta forma, como o parceiro de excelência para a gestão da cadeia logística das empresas nacionais que operem com este mercado.
A Austrália posiciona-se como uma das quinze maiores economias a nível mundial. É um país rico em recursos naturais e um grande exportador de minérios (ferro, carvão e ouro), combustíveis (petróleo e gás natural) e produtos agrícolas (cereais, carne, algodão e lã).

Se tem interesse em estabelecer ligações logísticas com este mercado com elevado potencial em áreas como as máquinas e aparelhos, energias renováveis, cortiça e medicamentos, contacte a Portocargo para uma gestão integrada segura e eficaz.
Contacte a Portocargo para projetar novas rotas no seu negócio. [Contacte-nos]
O transporte internacional de mercadorias implica um conjunto de burocracia e procedimentos legais altamente complexos, que são específicos de cada mercado.

A Portocargo, em colaboração com os parceiros globais especializados, gere integralmente os processos formais e alfandegários, garantindo a proteção legal dos seus clientes.


Saiba mais AQUI.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Portocargo é uma empresa especializada na arquitetura de soluções logísticas globais.

Impulsionada pelo lema “Think Local, Act Global”, a Portocargo dispõe de uma equipa altamente experiente e especializada, que lhe permite superar, a partir de Portugal e em diferentes fusos horários, os múltiplos desafios propiciados pela logística internacional.

Apoiada numa extensa rede de parceiros mundiais, desenvolve e coordena operações logísticas que asseguram o transporte de quaisquer tipos de mercadorias, atendendo ao tipo, dimensão e especificidades das mesmas, ligando mais de 100 mercados. 
 
Integrada no Grupo BBL, a Portocargo é reconhecida, a nível nacional e internacional, pela aposta num serviço customizado, que se traduz num acompanhamento personalizado de cada cliente e operação logística.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

LinkedIn
Facebook
Instagram
Website

We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

Greve Nacional Portuária - Porto de Leixões

Terminal de Contentores de Leixões: Dificuldades nas Operações de Transporte Rodoviário

Face às medidas em implementação pela Yilport para uma gestão mais eficiente do espaço de armazenagem disponível no terminal de contentores do Porto de Leixões, os operadores de transporte rodoviário têm registado um agravamento significativo do tempo total para entrega e levante de contentores, devido à repavimentação em curso, à atualização de equipamentos e aos ajustes do novo sistema de Gestão de Terminais.

Perante este cenário, informamos que a APDL emitiu uma recomendação para que, a partir do dia 16 de fevereiro, os transportadores possam cobrar o valor de imobilização, no montante de 30€/hora/contentor, conforme tabela prevista no Decreto-Lei nº 57/2021. A medida terá caráter transitório e será revista dentro de 30 dias, mediante a evolução dos tempos médios.

Os indicadores de desempenho registam já uma gradual tendência de melhoria, pelo que é expectável que o Porto de Leixões retome, em breve, os seus normais padrões de resposta, de forma a manter a fluidez dos processos.

A Portocargo continua em estreito contacto com as diversas entidades decisórias, estando totalmente disponível para prestar algum esclarecimento ou apoio adicional.

Movimentação de Cargas e Camiões no Porto de Leixões

Movimentação de Cargas e Camiões no Porto de Leixões

Na sequência da recente comunicação acerca dos constrangimentos no terminal de contentores do Porto de Leixões, a Yilport implementou um conjunto de medidas que visam assegurar uma gestão mais eficiente do espaço de armazenagem disponível em terminal.

Estas alterações têm como principal objetivo aumentar a fluidez da rotação dos navios que escalam no Porto de Leixões e o desembaraço dos transportes rodoviários e ferroviários que diariamente demandam neste Porto. No âmbito destas alterações, a Yilport passará a informar, até às 16h00 de cada dia útil, a relação dos navios para os quais o Terminal rececionará os contentores que se destinam à Exportação.

Estes novos procedimentos, que exigirão a colaboração de todos os stakeholders que intervêm naquele espaço, visam otimizar o funcionamento do Porto e beneficiar todas as Organizações que dele dependem para as suas operações.

A Portocargo continua em estreito contacto com as diversas entidades decisórias, estando totalmente disponível para prestar algum esclarecimento ou apoio adicional.

Equipa Portocargo no Terminal Porto Leixões

Portocargo entre as 1000 Maiores Empresas Portuguesas

Pela primeira vez, a Portocargo integra o ranking das 1000 maiores empresas nacionais.

Este resultado reflete o crescimento sustentado que a Portocargo tem vindo a traçar ao longo das últimas décadas. A aposta em profissionais qualificados, na qualidade do serviço e num acompanhamento personalizado de cada cliente permitem-nos continuar a merecer a confiança de todos os stakeholders, e desta forma somar novos desafios, aumentar a equipa e alcançar metas mais ambiciosas.

Esta é uma conquista coletiva, que não seria possível sem a colaboração incessante dos nossos Parceiros e o comprometimento dos nossos Clientes. A todos, deixamos a certeza que continuaremos a distinguir-nos pela garantia de um serviço personalizado, ágil e orientado para os resultados.

Greve Nacional Portuária - Porto de Leixões

Greve nos Portos Nacionais

A greve nacional dos funcionários das administrações portuárias está a impedir o normal funcionamento dos portos de todo o país, interferindo de forma profunda com a exportação e importação de matérias-primas e produtos acabados.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP) convocou uma greve de vários dias, que começou na semana passada e se prolonga até ao fim de janeiro, abrangendo os portos do continente, Madeira e Açores. A partir da próxima semana, esta greve implicará a interrupção das operações todas as segundas e sextas-feiras, até ao dia 30 de janeiro.

Face aos sérios constrangimentos causados, a Portocargo permanece em estreita articulação com as autoridades competentes, visando monitorizar e encontrar formas de mitigar os impactos causados por esta paralisação.

Estamos totalmente disponíveis para prestar algum esclarecimento ou apoio adicional.

Renovação do registo de empresas exportadoras de produtos alimentares na FDA até 31- 12-2022

Renovação do registo de empresas exportadoras de produtos alimentares na FDA até 31- 12-2022

Estimado Cliente e Parceiro,

A Portocargo relembra que todas as empresas nacionais exportadoras de produtos alimentares, para consumo humano e animal, destinados aos Estados Unidos da América, deverão proceder à renovação do seu registo junto da FDA (Food and Drug Administration), caso ainda não o tenham feito, até ao dia 31 de dezembro de 2022.

A FDA apela à regularização dentro do prazo indicado, uma vez que considerará o registo caducado nas empresas que não efetuarem a sua renovação gratuita até ao final do ano corrente.

Para o efeito, é necessário submeter o pedido de renovação, de forma eletrónica, através da respetiva conta no website da FDA Industry Systems, acessível aqui. Excetuam-se apenas os casos em que existe expressa autorização para submissão do pedido de renovação via postal.

Durante este processo, as empresas devem incluir um UFI (Unique Facility Identifier), habitualmente equivalente ao número DUNS. Este deve ser obtido previamente junto da Dun & Bradstreet, através da seguinte ligação.

A Portocargo permanece atenta a quaisquer atualizações, estando totalmente disponível para prestar algum esclarecimento ou apoio adicional. Toda a informação relativa a esta matéria poderá também ser consultada em fda.gov ou em dgav.pt.

A Portocargo reforça a disponibilidade para qualquer apoio necessário.

Ano Novo Chines

Comunicação | Ano Novo Chinês

Em 2023, o Ano Novo Chinês celebra-se a 22 de janeiro. As comemorações da mais importante efeméride anual da República Popular da China estendem-se, habitualmente, por cerca de uma semana, com a interrupção da atividade da grande maioria dos serviços e indústrias.

Prevê-se que o período de paralisação tenha lugar entre 21 e 27 de janeiro, sendo expectável que algumas empresas interrompam a laboração cerca de uma semana antes.

A Portocargo alerta para o facto de este ano o período festivo ter lugar cerca de quinze dias antes do habitual, recomendando o reajustamento dos timings das encomendas e reforçando a importância de uma gestão atempada dos stocks de materiais e produtos.

Tradicionalmente, as semanas anteriores a estas celebrações caracterizam-se por uma grande atividade logística e por um significativo incremento das encomendas, pelo que é altamente recomendável que formalize os seus pedidos com a maior brevidade, de modo a assegurar o fornecimento em tempo útil.

A Portocargo encontra-se plenamente disponível para qualquer esclarecimento ou apoio adicional.

Terminal de Contentores

Newsletter Portocargo | setembro-outubro

 





MEDIDAS DE RACIONAMENTO DE ELETRICIDADE NA CHINA

Na República Popular da China, a situação do fornecimento de eletricidade continua a agravar-se, tendo sido implementadas medidas de racionamento da mesma. 

A escassez de carvão e o esforço de Pequim para cumprir as metas de redução de emissões estão entre os principais motivos para o aumento significativo de cortes de energia no país. Os problemas são transversais a todo o território e expecta-se que o impacto será contínuo nos próximos meses.

A Portocargo está atenta ao desenvolvimento da situação e encontra-se totalmente disponível para esclarecer os seus clientes e parceiros acerca das consequências deste cenário.

Num artigo de opinião publicado no Dinheiro Vivo, Mário de Sousa, CEO da Portocargo, traça o panorama da logística internacional nos últimos 18 meses, período que considera poder “ser sintetizado numa palavra: escassez. Escassez de encomendas, numa primeira fase, e escassez de contentores, de navios, de matérias-primas, chips e componentes, na atual”. [Ler mais]
Mário de Sousa explica, em entrevista ao ECO, o cenário dramático vivido no setor transportador internacional, com mercadoria parada, elevados tempos de rota e subida exponencial dos custos. O CEO da Portocargo clarifica que, além dos preços elevadíssimos, há “muita mercadoria acumulada à espera de espaço em navios e em risco de só chegar ao Velho Continente depois das festas natalícias.” [Ver mais]

O Brasil é o maior mercado da América Latina, sendo um dos principais clientes e fornecedores das empresas portuguesas de bens.
Ao longo dos últimos anos, a balança comercial entre os dois países tem oscilado, destacando-se os setores agrícola, de transportes, produtos alimentares, combustíveis minerais, madeira, cortiça e tecnologia.
Caso pretenda inserir os produtos da sua empresa nesta rota, contacte a Portocargo. 
[Contacte-nos]

A Portocargo projeta soluções personalizadas para cada cliente, de modo a responder da forma mais eficaz e produtiva à necessidade de adaptação do transporte às características de cada mercadoria.

Para nós, a execução de um serviço de excelência é um compromisso inegociável, pelo que somos especialistas no serviço de transporte multimodal, que articula diferentes meios, otimizando prazos e reduzindo custos. [Contacte-nos].

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

LinkedIn

Facebook

Instagram

Website

We may automatically add your contact info into the Footer Block. Contact information is required in all campaigns to comply with the CAN-SPAM Act and international spam law.

Condicionamentos Exportação e Importação

Comunicação | Condicionamentos Exportação e Importação R.P. China

Estimado Cliente e Parceiro,

Apesar da dinâmica positiva registada em função dos progressos da vacinação para a Covid-19 à escala global, os condicionamentos inerentes à deteção e consequente prevenção de eventuais surtos continuam a constranger significativamente a logística e o transporte mundial.

Este cenário é particularmente relevante na República Popular da China, onde foram registados, nas últimas semanas, casos de Covid-19 em alguns dos mais relevantes canais de exportação e de importação deste país, nomeadamente por via aérea e marítima.

É o caso do Aeroporto de Shanghai, onde foi detetado um caso de Covid-19 entre os funcionários, que teve como consequência a testagem massiva de todos os trabalhadores daquele espaço, e a quarentena de um número bastante elevado. De acordo com as entidades locais, registam-se atrasos muito significativos em centenas de voos, sendo expectável que diversas ligações a partir daquele aeroporto sejam canceladas esta semana. Um cenário que implicará a anulação das reservas de carga já efetuadas, bem como a escalada dos preços dos fretes.

Cenário similar regista-se no Porto de Ningbo-Zhoushan (o terceiro com maior tráfego do Mundo), que suspendeu temporariamente a atividade num dos terminais de contentores (Meishan Terminal), após a identificação de um caso de Covid-19, o que está a condicionar fortemente a atividade logística de toda a região, devido ao desvio de carga para outros Portos da proximidade, que operavam já acima da real capacidade. No caso deste terminal no Porto de Ningbo-Zhoushan, estima-se que estará a processar carga equivalente a apenas 20% da habitual atividade.

As dificuldades e os congestionamentos na República Popular da China não se circunscrevem a este Terminal, estendendo-se aos principais Portos, nomeadamente Xingang, Qingdao, Shanghai, Xiamen e Yantian. Vários são os Terminais Portuários nos quais o tempo de espera para descarga e carga dos navios oscila entre os quatro e os seis dias, que se somam aos significativos atrasos vigentes há vários meses, e que se situam entre os oito e os 15 dias.

O processo de descarga e carga dos navios enfrenta, deste modo, acentuados atrasos, tendo como consequência os inevitáveis aumentos no tempo de trânsito entre a Ásia e a Europa, continuando assim a degradar-se a qualidade dos serviços, bem assim como a regularidade de escalas. Com o avolumar dos incidentes, nomeadamente os já referidos atrasos e omissões de escala, constata-se o elevado aumento na quantidade de transbordos dos contentores, agravando de forma significativa o tempo de viagem das mercadorias entre o continente asiático e o europeu, fazendo com que o transporte marítimo entre estes tenha passado de solução a problema da Gestão da Cadeia Logística a nível intercontinental.

Não sendo tão notados como no corredor Ásia-Europa ou Ásia–América do Norte, os problemas com o transporte marítimo a nível mundial revelam-se de grande complexidade e difícil resolução, essencialmente provocados pelo desequilíbrio entre a oferta e a procura no que concerne ao número de soluções (leia-se armadores/ navios), bem como à falta de equipamento (contentores).

O cenário é preocupante e, contrariamente ao que inicialmente se expectou, a situação não é passageira, demonstrando tendências de deterioração e alargamento idênticas às experimentadas na Pandemia contra a qual ainda lutamos. As consequências económico-financeiras far-se-ão sentir a todos os níveis, independentemente da localização geográfica ou do tipo de atividade que cada um nós exerce.

A imagem de proatividade, assertividade e seriedade com que a Portocargo e os seus Colaboradores se têm dedicado à atividade Transitária ao longo dos seus 31 anos de atividade, enfatizada nos últimos 20 meses, conjugada com a reconhecida capacidade dos nossos Correspondentes espalhados pelo Mundo, posiciona-nos como o Parceiro ideal para encontrar as melhores soluções para as necessidades logísticas internacionais de cada um dos nossos Clientes e Parceiros, independentemente da origem e/ou destino, bem assim como do tipo de mercadorias.

O nosso compromisso para com cada um dos nossos Stakeholders dita a total transparência e a comunicação contínua da evolução da situação. Caso necessite de algum esclarecimento ou informação adicional, por favor não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos,

Mário de Sousa, Administrador da Portocargo

Terminal de contentores

Comunicação | Conjuntura da Logística Internacional

Estimado Cliente e Parceiro,

É com particular empatia e consternação que lhe dirijo esta comunicação. Faço-o no quadro da mais severa e desafiante conjuntura da logística internacional nas últimas décadas. Um cenário que não conhece fronteiras, nem setores de atividade. O impacto é transversal às diversas indústrias, países e dimensões das empresas.

A “tempestade perfeita”, como tem sido apelidada por diversos economistas, iniciou-se em dezembro de 2019, com o eclodir da pandemia, e acentuou-se dramaticamente ao longo dos últimos 18 meses, face ao desequilíbrio comercial nos corredores Ásia-Europa e Ásia-América, à escassez de contentores, aos condicionamentos provocados pelas medidas de contingência em diversos Portos mundiais, e a outros incidentes isolados (como é exemplo o bloqueio no Canal do Suez). Procurei, num artigo de opinião para o Dinheiro Vivo, sistematizar o conjunto de desafios enfrentados pela logística internacional ao longo deste período.

O panorama atual é, consequentemente, extremamente complicado. Regista-se um enorme desequilíbrio entre a procura e a oferta de fretes marítimos, resultando numa escalada incontrolável dos custos – que sextuplicaram, face ao período homólogo de 2019. Por todo o Mundo, o tecido empresarial regista dificuldades generalizadas em assegurar o abastecimento de matérias-primas essenciais para a respetiva atividade, e as empresas transitárias enfrentam obstáculos sem precedentes para responder a estas solicitações. Convido-o, a este título, a visualizar o documentário realizado pelo Epic Economist.

Na Portocargo, estamos permanentemente comprometidos com os nossos clientes e com as respetivas necessidades. Perante um cenário sem precedentes na nossa história, temos contado com equipas absolutamente abnegadas, que se têm desdobrado na procura de soluções e de alternativas que permitam debelar o impacto deste cenário na atividade de todos aqueles que em nós confiam. É com este espírito e profissionalismo que poderá continuar a contar, para que juntos possamos enfrentar esta conjuntura histórica.

Mário de Sousa, Administrador da Portocargo