Regulamento Europeu da Desflorestação (EUDR) adiado

A Comissão Europeia comunicou recentemente a intenção de adiar por um ano a entrada em aplicação do Regulamento Europeu da Desflorestação (EUDR), inicialmente prevista para 30 de dezembro de 2025, passando assim para 30 de dezembro de 2026.

A decisão surge devido a constrangimentos técnicos no sistema informático que irá suportar os processos de registo e controlo, garantindo maior estabilidade e segurança na gestão das operações.

Este adiamento representa uma janela de oportunidade para as empresas se adaptarem às novas exigências. É, no entanto, fundamental que este tempo extra seja aproveitado para rever processos, preparar a documentação necessária e implementar as medidas de conformidade, evitando dificuldades no momento em que o regulamento entrar finalmente em vigor.

Entreposto Aduaneiro: Diferenciação estratégica na gestão da cadeia de abastecimento

Num setor onde a eficiência operacional, o controlo aduaneiro e a flexibilidade na gestão de fluxos internacionais são fatores críticos de sucesso, o Entreposto Aduaneiro destaca-se como uma solução estratégica com benefícios significativos para empresas importadoras, exportadoras, distribuidoras, retalhistas ou de comércio eletrónico.

A Portocargo dispõe de um Centro Logístico em Benavente com capacidade abrangente e estatuto legal diferenciado, oferecendo aos seus clientes vantagens operacionais e fiscais que vão muito além do mero armazenamento de mercadorias.

O que é um Entreposto Aduaneiro?
O Entreposto Aduaneiro é um regime aduaneiro especial, autorizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que permite o armazenamento de mercadorias não comunitárias por tempo ilimitado, com suspensão do pagamento de direitos aduaneiros, IVA e demais encargos normalmente exigidos à importação.
Este regime aplica-se ainda, em certas condições, a mercadorias comunitárias, conferindo maior flexibilidade na gestão dos fluxos logísticos e operacionais.

Distinções face a um armazém convencional
Ao contrário de um centro de distribuição ou armazém tradicional, o Entreposto Aduaneiro está legalmente enquadrado num regime fiscal e aduaneiro próprio, com benefícios claros:
• Suspensão de impostos e direitos aduaneiros até à introdução no mercado comunitário ou reexportação;
• Controlo aduaneiro rigoroso, com registo, rastreamento e conformidade integral com a legislação em vigor;
• Possibilidade de operações de acondicionamento, triagem, embalagem ou etiquetagem, sem alteração da natureza das mercadorias;
• Flexibilidade na afetação de mercadoria a mercados distintos (nacional, europeu, países terceiros).

Infraestrutura estratégica em Benavente
O Centro Logístico da Portocargo, localizado em Benavente, junto aos principais eixos rodoviários e a curta distância dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, bem como do Aeroporto de Lisboa, apresenta-se como uma plataforma logística integrada com:
• Instalações modernas, seguras e escaláveis;
• Sistemas integrados de gestão de armazém, com controlo de stock, rastreamento e integração com plataformas dos clientes;
• Ligação digital direta aos serviços aduaneiros nacionais;
• Equipa técnica especializada em formalidades aduaneiras e logística contratual;
• Alvarás emitidos pela AT para os seguintes regimes:
1) Entreposto Aduaneiro;
2) Armazém Autorizado de Exportação (AAE);
3) Armazém Temporário de Importação (ATI).

Serviços complementares disponíveis
A infraestrutura de Benavente está preparada para responder de forma personalizada às necessidades operacionais de cada cliente, incluindo:
• Armazenagem com controlo fiscal;
• Gestão de stocks com visibilidade em tempo real;
• Cross docking e operações de preparação de encomendas;
• Serviços integrados para e-commerce e retalho multicanal;
• Consolidação e desconsolidação de cargas;
• Acondicionamento e etiquetagem para mercados específicos;
• Pick & Pack

Benefícios tangíveis para as empresas
O recurso ao Entreposto Aduaneiro da Portocargo permite:
• Otimização do cash flow, ao adiar o pagamento de impostos até ao momento efetivo da venda ou distribuição;
• Redução de custos logísticos e simplificação dos processos de importação e exportação;
• Melhoria da agilidade operacional, com capacidade de adaptação à procura e aos destinos;
• Centralização de operações num único ponto seguro e regulado;
• Conformidade garantida, com acompanhamento próximo pela equipa Portocargo.

Transformamos logística em valor estratégico
Na Portocargo, não oferecemos apenas espaço de armazenagem — construímos soluções logísticas que potenciam o crescimento e a competitividade dos nossos clientes.

Se deseja explorar como o nosso Entreposto Aduaneiro em Benavente pode ser uma alavanca estratégica para o seu negócio, fale connosco. A nossa equipa está preparada para apresentar-lhe uma solução feita à medida da sua operação.

Portocargo é Empresa Feliz 2025

Somos uma Empresa Feliz!

Na logística da felicidade, o bem mais valioso são as Pessoas.

Na Portocargo, são elas que conduzem a nossa viagem com propósito, dedicação e a vontade constante de ir mais além.

É com enorme orgulho que partilhamos que fomos reconhecidos, mais uma vez, no Top 25 das Empresas Mais Felizes em Portugal, segundo o estudo Happiness Works, em parceria com a revista FORBES.

A todos os que fazem parte deste caminho, o nosso mais sincero obrigado.

Juntos seguimos mais fortes!

Sara de Sousa no Top Board Meeting – Executive Talks by Revista Human

O Top Board Meeting – Executive Talks by Revista Human reuniu líderes de diferentes setores para partilhar experiências, inspirar e abrir espaço para novas visões de liderança.

Foi com orgulho que vimos a nossa COO & Head of People, Sara de Sousa, participar num dos painéis para discutir os desafios e transformações na gestão de pessoas, num cenário cada vez mais exigente e em constante mudança.

Agradecemos o convite e deixamos os parabéns à organização por um evento marcado pela partilha de conhecimento e networking.

Portocargo na Transport Logistic 2025

A Portocargo esteve presente na Transport Logistic 2025, que decorreu entre os dias 2 e 5 de junho, em Munique. Este evento é uma das maiores feiras internacionais dedicadas à logística, mobilidade, TI e gestão da cadeia de abastecimento.

Ao longo de quatro dias, a equipa da Portocargo teve a oportunidade de estabelecer novos contactos, explorar parcerias estratégicas e acompanhar de perto as tendências que estão a moldar o futuro do setor. A participação reforça o compromisso da empresa em estar na linha da frente da inovação e das soluções logísticas globais.

3º Open Portocargo by MaiaPadel

Nos dias 16, 17 e 18 de maio realizou-se mais uma edição do Open Portocargo by MaiaPadel!

Nos vários níveis competitivos, o desportivismo e a confraternização foram as palavras de ordem, num evento que reforçou o compromisso da Portocargo com a promoção da atividade desportiva e da vida saudável.

Parabéns a todos os vencedores e obrigado a todos os que contribuíram para mais uma edição de grande sucesso!

Porto de Contentores

CBAM – Nova Plataforma para Gestão de Autorizações

No âmbito do compromisso da União Europeia com a redução das emissões de carbono, foi implementado o Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM). Esta medida tem como objetivo garantir que os produtos importados para a UE estejam alinhados com os padrões ambientais europeus, prevenindo a chamada fuga de carbono.

A partir de 31 de março de 2025, entrou em funcionamento o Módulo de Gestão de Autorizações (AMM) no Registo CBAM, permitindo que importadores e representantes aduaneiros indiretos solicitem a sua autorização como declarantes CBAM no Estado-Membro onde estão estabelecidos.

Neste sentido, importadores que prevejam ultrapassar o limite de 50 toneladas (50T) anuais na importação de bens abrangidos devem submeter o pedido o mais brevemente possível. Importadores abaixo deste limiar podem considerar submeter o pedido no início do outono, conforme recomendação da Comissão Europeia.

Em Portugal, a gestão destas autorizações será feita pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A Portocargo está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e apoiar no processo.

35º Aniversário da Portocargo

A Portocargo celebra 35 anos de experiência a conectar negócios, encurtar distâncias e transformar desafios logísticos em soluções personalizadas.

Ao longo das décadas, enfrentámos desafios e crises globais, mantendo-nos sempre ativos e focados em entregar soluções logísticas à medida.

Esta é, assim, a prova da nossa resiliência, capacidade de adaptação e visão num setor dinâmico e competitivo.

Hoje, celebramos uma data especial, renovando o compromisso com um crescimento sustentado, com foco na inovação e nas sinergias com os nossos clientes e parceiros.

Obrigado a todos aqueles que fazem parte desta história!

Terminal de contentores

Importação Parafusos

Informamos que, a partir de 30 de janeiro de 2025, entrou em vigor o Regulamento de Execução (UE) 2025/141 da Comissão Europeia, que determina o registo obrigatório das importações de parafusos sem cabeça originários da República Popular da China.

Esta medida foi tomada no âmbito de um processo anti-dumping e poderá resultar na aplicação retroativa de direitos adicionais sobre estas importações.

Os parafusos abrangidos por esta medida incluem aqueles de ferro ou aço (exceto aço inoxidável), classificados nos códigos NC 7318 15 42 e 7318 15 48. O registo das importações permanecerá em vigor por um período de nove meses, durante o qual serão avaliadas as condições para eventual aplicação de direitos definitivos.

Recomendamos que as empresas que importam este tipo de produto acompanhem de perto este processo e adequem devidamente as suas operações.

Para mais informações, consulte o regulamento completo aqui.

Caso tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos adicionais, a equipa da Portocargo está à disposição para ajudar a sua empresa.

Acordo Comercial Provisório UE-Chile

Informamos que, a partir de 1 de fevereiro de 2025, entrou em vigor o Acordo de Comércio Provisório (Interim Trade Agreement – ITA) entre a União Europeia (UE) e o Chile. Este acordo representa um passo significativo na modernização do Acordo de Associação UE-Chile, em vigor desde 2002.

O ITA visa reforçar a parceria estratégica com o Chile, sendo o primeiro acordo de comércio livre de “última geração” da UE a ser implementado na América Latina. Este acordo incorpora disposições inovadoras sobre direitos laborais, sustentabilidade, conduta empresarial responsável e cadeias de abastecimento de energia e matérias-primas.

Conheça os principais benefícios e impactos:
Liberalização pautal: 99,9% dos produtos originários da UE estarão isentos de direitos aduaneiros no Chile, com exceção do açúcar. Os contingentes pautais para queijo e alguns produtos de pesca serão gradualmente eliminados;
Facilitação do comércio e investimento: pequenas e médias empresas (PMEs) europeias terão acesso a novas oportunidades no mercado chileno, beneficiando-se de menos burocracia e melhor acesso a contratos públicos;
Sustentabilidade e comércio responsável: o acordo reforça compromissos ambientais e sociais, incluindo o cumprimento do Acordo de Paris e normas laborais da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
Maior segurança jurídica no comércio digital: regras mais modernas garantem um ambiente de negócios online seguro e confiável, facilitando transações eletrónicas e a proteção de dados.

Deste modo, a implementação do ITA trará benefícios significativos para as empresas europeias, promovendo um ambiente de negócios mais estável e transparente no Chile.

Caso tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos adicionais, a equipa da Portocargo continua à disposição para ajudar a sua empresa.

Sistema de Controlo de Importação 2 (ICS2)

O Sistema de Controlo de Importação 2 (ICS2) é uma iniciativa da União Europeia para reforçar a segurança no comércio internacional através da apresentação obrigatória de informações prévias sobre as mercadorias antes da sua entrada ou trânsito na União Europeia. Esta medida visa melhorar a análise de risco e garantir processos de controlo aduaneiro mais eficientes e transparentes.

A implementação do ICS2 está dividida em fases, sendo que o transporte aéreo já esta completamente implementado.

Recentemente, entrou em vigor também no transporte marítimo, ao nível dos armadores, estando agora no período de implementação para importadores/exportadores e outros agentes da cadeia logística, prevendo-se que durante o primeiro semestre de 2025 (a referência temporal atual é o dia 1 de abril) a obrigatoriedade se estenda ao transporte por via rodoviária e ferroviária. A partir desta data, passará a ser obrigatória a submissão da Declaração Sumária de Entrada (ENS) completa para todas as operações.

A adaptação a estes novos requisitos é crucial para evitar atrasos ou complicações nos processos de importação.

A Portocargo está preparada para apoiar os seus clientes nesta transição, garantindo uma conformidade rigorosa com o ICS2. Dispomos de uma equipa especializada pronta a esclarecer todas as dúvidas, oferecer consultoria personalizada e garantir que os procedimentos são integralmente cumpridos.

Além disso, apoiamos na obtenção do Número de Identificação e Registo de Operadores Económicos (EORI), necessário para a submissão das declarações, e, deste modo, assegurar que todas as informações relativas às suas mercadorias estão corretas, incluindo descrições detalhadas do produto e códigos harmonizados (HS).

Face à complexidade e alterações contínuas deste processo, continuamos a acompanhá-lo de perto, garantindo uma permanente atualização de todos os nossos clientes, para que as suas operações se mantenham eficientes e em conformidade com os requisitos legais.

Para evitar quaisquer perturbações, reforçamos a importância de planear e remeter antecipadamente todas as informações necessárias. Se optar pela autodeclaração das suas mercadorias, é essencial garantir que todos os requisitos estão devidamente cumpridos e que o seu número EORI está ativo.

Na Portocargo, o nosso compromisso é assegurar que a sua cadeia logística continua a funcionar sem obstáculos. Estamos ao seu lado para enfrentar estas mudanças e tornar a transição para o ICS2 tão simples e eficiente quanto possível.

Portocargo investe em novo Centro Logístico e Entreposto Aduaneiro em Benavente

A Portocargo, operadora transitária e logística com mais de três décadas de experiência, acaba de inaugurar um novo centro logístico e entreposto aduaneiro em Benavente, com uma área total de 5500m². Este investimento estratégico permite à empresa expandir significativamente a capacidade operacional e oferecer aos clientes uma gama ainda mais abrangente de serviços logísticos.

O espaço tem uma localização estratégica, na proximidade e com fácil acesso aos Portos de Sines, de Setúbal e de Lisboa e ao Aeroporto da Portela, bem como às importantes zonas comerciais e industriais da área Metropolitana de Lisboa. A curto prazo, a reduzidíssima distância ao futuro aeroporto irá reforçar ainda mais a centralidade da sua posição geográfica.

O centro logístico dispõe de 15 cais, destinados a descargas e cargas gerais, com uma porta adicional concebida para o manuseamento de cargas pesadas, densas e volumosas. Esta infraestrutura moderna e eficiente soma-se ao centro logístico de que a Portocargo já dispunha na Maia, permitindo aumentar a sua capacidade de armazenagem e de movimentação de mercadorias.

A empresa investiu igualmente no desenvolvimento da sua infraestrutura tecnológica. Para a gestão das mercadorias em armazém, modernizou o WMS (Warehouse Managment System), integrando-o com o TMS (Transport Managment System) que, em conjunto com as restantes ferramentas, permite não só a visibilidade constante, como a rastreabilidade das mercadorias, integrando as várias etapas da cadeia logística desde o expedidor até ao destinatário ou consumidor final.

Esta é mais uma etapa crucial no já longo percurso da Portocargo. Com este ‘upgrade’, estamos capacitados para oferecer soluções integradas ‘door to door’ a qualquer empresa que procure melhorar a sua eficiência, num mundo cada vez mais imprevisível e a exigir adaptações às imponderáveis e exigentes mudanças, sejam elas por razões geopolíticas ou de sustentabilidade, explica Mário de Sousa.

Terceirizando as operações de armazenagem, gestão de stocks, pick & pack e entrega, as PME aumentam significativamente a sua competitividade, reduzindo custos de investimento e transformando custos fixos em variáveis, sem perder o controlo das operações e sem dependência da sazonalidade ou volume de vendas”, conclui o CEO da Portocargo.

Esta é uma ação de grande relevância na estratégia de crescimento da Portocargo, que conta com escritórios no Porto e em Lisboa. Com um volume de negócios de 26 milhões de euros em 2023, a empresa conta atualmente com cerca de 40 colaboradores, estando a recrutar novos talentos com valências várias para suprir as necessidades resultantes do alargamento das atividades na gestão da cadeia logística local e internacional. Recentemente, foi distinguida pelo estudo Happiness Works como uma das 20 empresas mais felizes em Portugal, um reconhecimento das políticas de valorização e qualificação de talento da organização.

Portocargo Empresa Feliz 2023

Portocargo é Empresa Feliz 2023

É com a maior felicidade que lhe partilhamos esta notícia: a Portocargo foi novamente distinguida, em 2023, como Empresa Feliz. Criado em 2012, o estudo Happiness Woks tem como objetivo avaliar a felicidade organizacional, somando centenas de participações de empresas e milhares de profissionais.

Nesta avaliação, estão inseridos conceitos Engagement, Propósito e Conciliação Família/Trabalho, bem como a Employee Journey.

Este reconhecimento, que muito nos orgulha e motiva, certifica o espírito inerente à nossa Organização e comprova a chave por detrás dos resultados alcançados.

É no compromisso e sentimento de pertença dos nossos colaboradores que reside a nossa capacidade de diferenciação, empregando sempre a máxima dedicação e profissionalismo na resposta a cada desafio colocado pelos nossos clientes.

Newsletter Julho

Newsletter | Julho

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UMA GESTÃO LOGÍSTICA ESPECIALIZADA COMO DIFERENCIAL DE NEGÓCIO

Nos últimos anos, as empresas viram surgir um conjunto de desafios que colocaram em evidência a preponderância da logística para o funcionamento da economia e a continuidade das suas operações.

Este reconhecimento, particularmente evidente perante os constrangimentos pandémicos, traduziu-se numa crescente opção pelo outsourcing da gestão logística a empresas especializadas, perante a incapacidade de superar as múltiplas dificuldades que foram surgindo.
A aptidão para ultrapassar de forma ágil e célere muitas destas barreiras é, com efeito, umas das grandes vantagens de confiar a gestão da supply chain a organizações do setor, mas não é a única.

No contexto atual, a previsibilidade e cumprimentos dos timings de entrega e de levantamento de produtos é um dos principais fatores de satisfação entre parceiros de negócio. Uma empresa transitária, beneficiando dos efeitos de escala e da ampla rede de atuação, tem uma capacidade incomparável para gerir as mercadorias a entregar, assegurando a solução mais adequada para o cumprimento do planeamento estabelecido na transação comercial.

Outra das grandes vantagens prende-se com a redução de custos fixos. A parceria com uma empresa transitária permite uma gestão muito mais flexível do stock e das operações de transporte, diluindo de forma significativa a despesa com pessoal, infraestruturas e armazenamento.

Fundamentais para o sucesso de um negócio, todas estas vantagens são consubstanciadas numa final, que resume a importância do outsourcing logístico para uma Organização. Ao confiar estas operações a um parceiro especializado, as equipas internas podem concentrar-se verdadeiramente no seu core de atividade, focando-se nas operações comerciais, nos processos de venda e de acompanhamento do cliente, contribuindo para uma oferta integrada que some cada vez mais valor aos respetivos stakeholders.

A Portocargo continua em destaque na comunicação social. Consulte aqui três das participações recentes na imprensa, focadas na atividade da empresa, bem como na gestão de talento.
Tribuna de Macau
"Macau é a nossa montra avançada na China"
PME Magazine
"Todas as missões que abraçamos são emblemáticas"

Líder Magazine
"A motivação de conduzir o talento entre a imprevisibilidade e a busca da felicidade"
A Bélgica é uma das economias mais desenvolvidas e abertas da Europa, tendo uma posição privilegiada no mercado global.

O país é um importante parceiro comercial de Portugal, com as exportações portuguesas para a Bélgica a aumentarem significativamente nos últimos anos, principalmente em produtos como químicos, plásticos e borracha, máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte, ou ainda os metais comuns
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Cada vez mais na ordem do dia, fruto do dinamismo económico e da aposta em novos setores de atividade, a Arábia Saudita mantém importantes relações comerciais com Portugal.

Com uma balança comercial desfavorável ao nosso país, este mercado tem vindo a abrir as portas a novos produtos e empresas. Desta forma, surgem oportunidades para as marcas nacionais levarem os seus produtos para este mercado com elevado poder de compra.
Contacte a Portocargo para projetar novas rotas no seu negócio. [Contacte-nos]
A Portocargo é especializada em serviços de transporte Ro-Ro, oferecendo soluções eficientes e seguras para o transporte de cargas rodoviárias e veículos pesados.

Com uma vasta experiência nesta tipologia de operação, garantimos uma logística integrada e pontual que vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes.


Saiba mais AQUI.
2ª Meia Maratona Douro Verde
Foi com recorde de participantes e em perfeita comunhão com a Natureza que decorreu a 2ª edição da Meia Maratona Douro Verde.

A prova, que contou com o apoio da Portocargo Runners, em conjunto com o Clube Náutico Ribadouro e a Eventsport, teve lugar nas margem do Rio Douro, procurando incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis.
EHUNMILAK 2023 - 170 km de pura resiliência
A nossa colaboradora Tânia Bateira enfrentou os desafios da corrida EHUNMILAK, no País Basco, considerada uma das mais exigentes e duras provas do mundo.

Um exemplo inspirador de coragem e determinação para todos nós, que a Portocargo se orgulha de apoiar! 
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Portocargo é uma empresa especializada na arquitetura de soluções logísticas globais.

Impulsionada pelo lema “Think Local, Act Global”, a Portocargo dispõe de uma equipa altamente experiente e especializada, que lhe permite superar, a partir de Portugal e em diferentes fusos horários, os múltiplos desafios propiciados pela logística internacional.

Apoiada numa extensa rede de parceiros mundiais, desenvolve e coordena operações logísticas que asseguram o transporte de quaisquer tipos de mercadorias, atendendo ao tipo, dimensão e especificidades das mesmas, ligando mais de 100 mercados. 
 
Integrada no Grupo BBL, a Portocargo é reconhecida, a nível nacional e internacional, pela aposta num serviço customizado, que se traduz num acompanhamento personalizado de cada cliente e operação logística.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO

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Movimentação de Cargas e Camiões no Porto de Leixões

Terminal de Contentores de Leixões: Suspensão de Operações Rodoviárias de entrega e recolha de contentores no TCL

No seguimento das recentes comunicações acerca dos constrangimentos no Terminal de Contentores de Leixões (TCL), a Portocargo tem sido notificada, por diversos operadores de transporte rodoviário de contentores, da intenção de suspensão das operações de entrega e recolha de contentores no TCL nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

Estas empresas reivindicam medidas urgentes da APDL para a normalização da atividade no Terminal de Contentores de Leixões, sendo que a paralisação ficará circunscrita a esta unidade.

Nesta data, não temos conhecimento do nível de adesão que merecerá esta suspensão, mas a expetativa é de que possa afetar de forma significativa a generalidade das operações realizadas no Terminal. Acresce a este cenário o encerramento, no dia 21 de fevereiro (Carnaval), da Alfândega e do Porto de Leixões.

A Portocargo continuará a monitorizar a situação ao longo dos próximos dias e em estreito contacto com os diversos operadores e agentes, comprometendo-se a manter todos os Clientes e Parceiros permanentemente atualizados.