Globo

Newsletter Portocargo #05

 





A RETOMA DA ECONOMIA GLOBAL

Após longos meses de indefinição, durante os quais as emergências se sobrepunham à normal atividade das organizações, o Mundo ajustou-se à nova normalidade. Uma realidade necessariamente diferente da anterior, face às diversas restrições que enfrenta, mas que se rege pelos mesmos valores: uma economia globalizada, cujas relações de interdependência se estendem aos quatro cantos do globo.
Neste cenário, o setor logístico e transitário, reforçado pela resposta ágil e preponderante que deu à emergência sanitária, assume uma relevância sem precedentes. A fluidez da supply chain será um dos elementos decisivos para o ritmo da recuperação económica mundial, assegurando o fornecimento de matérias-primas essenciais, mas também as trocas comerciais de produtos acabados.
A gestão desta cadeia por parte de profissionais especializados assume, no último trimestre de 2020, uma importância que não conhece precedentes na história recente.

A equipa de 41 colaboradores foi dividida de forma a alargar o tempo de laboração para assegurar resposta a todas as solicitações sem restrições de fuso horário, tarefa facilitada pela digitalização dos processos. A missão foi cumprida e, nestes primeiros sete meses do ano, o volume de negócios apresentou um crescimento de dois dígitos.” [Ler mais]
“Queremos continuar a ser uma empresa que se destaca pela diferenciação que oferece a cada solução criada(…). Crescer, aumentar o número de mercados onde atuamos e o número de operações realizadas e, simultaneamente, ser capaz de salvaguardar este mindset é um equilíbrio difícil e pelo qual nos regozijamos.” [Ler mais]

Em paralelo com o reforço da preponderância do setor logístico e transitário, a atual situação sanitária implementou, definitivamente, a indispensabilidade da tecnologia nas operações. Se a utilização de ferramentas de tracking tem vindo a ser utilizada por um crescente número de operadores, o recurso a tecnologias de inteligência artificial para apoiar o processo de decisão acerca da otimização das missões logísticas oferece ainda bastante potencial por explorar. Todas as crises constituem oportunidades, e este é, indubitavelmetne, o ângulo ideal para a indústria se reinventar, modernizar e preparar eficazmente para os desafios que o futuro providenciará. Num ano que provou que as certezas escasseiam e que as surpresas podem irromper e desafiar os setores mais robustos da economia, o investimento em tecnologia e inteligência artificial é um passo em frente na preparação para a incerteza. Leia mais neste artigo da Revista Forbes [Ler mais].

JUNTE-SE À COMUNIDADE DA PORTOCARGO